27/01/2009

Novidades

Como podem ver, fazer uma campanha de solidariedade não é nada fácil. As pessoas ainda não aderem muito e pior que isso, por incrível que pareça, tem sido um tormento encontrar quem receba as nossas ofertas.


Muitas ONG não recebem material, só recebem dinheiro. Depois, enviar um contentor para África é muito dispendioso e poucas associações em Portugal o fazem. Quando finalmente encontramos associações que recebem material deparamo-nos com outro problema: as associações são em Lisboa e nós não temos como pagar o envio do material.

Como o grupo nunca desistiu e insistiu constantemente, encontramos finalmente o Projecto Renascer !


A Renascer actua em Angola com a intenção de dar suporte às crianças, adolescentes e jovens de rua, na concepção de um quadro positivo de vida para que, de livre vontade, estes dêem início ao seu processo de reintegração familiar e social.

Ao longo desta semana temos vindo a falar com a Sra. Manuela Fragateiro, voluntária da Renascer residente em África há quatro anos. A Sra. Manuela mostrou-se desde início muito receptiva há nossa ideia e será através dela que os produtos da nossa campanha serão enviados.


Esta nossa nova amiga disse-nos ainda que "Luanda é cosiderada a cidade maiscara do Mundo e portanto o poder de compra é muito pouco! Só quem tem muito dinheiro, tem acesso a uma boa escola, aos alimentos mais básicos como o leite ( as nossas crianças quando bebem leite éuma festa )! Realmente, costumam fazer uma refeição por dia de farinha de musseque (mais ou menos parecida com farinha de pau, mais grossa )".



Outras informações sobre Angola:
-Mais de metade dos 13,2 milhões de angolanos são crianças
-Angola ocupa o 164º lugar entre 175 países no Índex de Desenvolvimento Humano e tem uma das taxas mais altas do mundo de mortalidade infantil abaixo dos cinco anos, com 260 mortes por 1000 nascimentos. A má nutrição é a principal causa dos altos níveis de morbilidade e mortalidade infantis em Angola
-A maioria da população de Angola vive na pobreza, sendo que 68% da população urbana vive abaixo da linha da pobreza
-Quarenta e quatro por cento das crianças não frequentam a escola primária
-Um milhão de crianças pereceu durante o conflito e a violência cobrou um pesado tributo sobre o bem-estar psicossocial de muitas crianças. Cerca de 43.000 crianças permanecem actualmente separadas das famílias
-O nível de cobertura do registo de nascimento continua baixo, com apenas 30 por cento das crianças a serem registadas à nascença
-Em termos de trabalho infantil, 30 por cento das crianças dos 5 aos 14 anos trabalha.

Estes são dados verídicos da realidade em Angola.As crianças trabalham desde muito cedo, não frequentam a escola, não têm as minímas condições de higiene e alimentação...

06/01/2009

Feliz 2009

E a nossa Campanha de Natal terminou.

A nossa campanha foi muito positiva uma vez que conseguimos alcançar os objectivos por nós estabelecidos. Através da divulgação via oral e via cartazes, sensibilizamos e modificamos atitudes da comunidade desenvolvendo também parcerias com pessoas e empresas conseguindo assim obter vestuário, calçado, material didáctico/escolar e alimentos para enviar para Angola.
No dia 29 de Dezembro, os elementos do grupo reuniram-se na escola de modo a terminar a campanha. Como tal, revemos todo o material obtido de modo a avaliar o estado em que se encontravam as ofertas e separando em: alimentos, vestuário, calçado, material escolar. Depois da separação colocamos todo o material separado em caixas que ficarão arrumadas na rádio escola até serem enviadas para Angola.

Queremos mais uma vez agradecer ao Conselho Executivo da Escola Secundária de S. Pedro por todo o apoio e disponibilidade oferecida.
Queremos também agradecer à Minfo pelo material disponibilizado e ainda ao Sr. Padre Manuel Alves, de Parafita, pela sua oferta de catecismos.
















Local onde as pessoas deixaram as suas ofertas



Local de colocação de ofertas



Caixas cheias de ofertas prontas para enviar
para Angola!

Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz 2009

As coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam.
Compartilharemos o mesmo planeta, a mesma terra,
o mesmo céu e as mesmas esperanças e visões.
Ao ver as virtudes nos outros sou capaz de acender
seus corações com a chama do amor e apagar todos
os traços de incompreensão.
Assim cresce a solidariedade interpessoal.
A paz de todo dia.

(Autor: Brahma Kumaris)

16/12/2008

Campanha de Natal


Já começou a nossa campanha!

Ao longo desta semana dividimos tarefas e unimos esforços para obter o maior número possível de material que será enviado para Angola!
Divulgação:

Com a ajuda da Realcópia e do Centro Infortinteiro fizemos cartazes que foram distribuidos pela escola, cafés e estabelecimentos de comércio da cidade de Vila Real e ainda foram distribuídos 300 panfletos informativos nas freguesias de Nossa Senhora da Conceição e D. Dinis.
Visitamos ainda todas as turmas da Escola a informar da nossa campanha e a solicitar a contribuição de todos.

Contactos:

Contactamos cerca de 30 empresas de alimentação e de material escolar/didáctico, das quais apenas 3 responderam de forma positiva.

Material obtido:

Para além de toda a roupa, calçado, livros escolares, alimentos, material escolar, etc, obtidos na recolha feita na escola, a Minfo contribuiu com 50 réguas graduadas, 50 canetas e 50 blocos de notas.

Estamos ainda em contacto com 2 Editoras para possível envio de material didáctico.

Agradecimentos:
Professora Cristina Araújo
Professora Paula Cardoso





25/11/2008

Finalmente a ajuda chega!

Um dos primeiros objectivos traçados pelo grupo foi o de ajudar um país Africano, realizando produtos intermédios em que angariaríamos bens materiais e monetários que posteriormente seriam enviados para o país escolhido.

Como tal, decidimos realizar uma Campanha de Angariação de Fundos (data a decidir) de modo a obter comida, vestuário e material escolar para enviarmos para África. Desde cedo este nosso objectivo começou a ser dificultado, uma vez que as organizações que íamos contactando demoravam a responder e por fim as respostas que obtivemos é que estas organizações apenas recebem bens monetários, pelo que não nos poderiam enviar os produtos da nossa campanha para África, como pretendíamos.

Mas hoje, como última tentativa contactámos os Missionários do Espírito Santo que prontamente nos informaram que nos ajudaríamos. Por isso, mãos à obra! Falta menos de um mês para realizarmos a campanha.

A recolha será realizada na Escola Secundária S. Pedro e na comunidade de Vila Real. Os produtos desta nossa campanha serão enviados pelos Missionários do Espírito Santo para Angola.

Deixamos desde já o nosso grande agradecimento aos Missionários do Espírito Santos pela colaboração.

18/11/2008

Pessoas que mudam o Mundo #2 Bono Vox


Paul David Hewson , popularmente conhecido como Bono, é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e activista pelos direitos humanos.

Em 2005, pelas suas atitudes humanistas, foi indicado ao Prémio Nobel da Paz.
Ícone do pop/rock mundial, Bono, apesar de ser um artista, nunca deixou as suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que reflectissem os ideais cristãos.

Também se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no
continente Africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda a saírem da miséria.
Bono afirma, na sua música "I Still Haven't Found What I'm Looking For", que o que procura é o "Holy Ghost", o Espírito Santo. Bono foi criado com uma base espiritual muito forte, e afirma que acredita num mundo melhor, em que as pessoas serão boas e viverão em paz.



"Podemos fazer com que a pobreza extrema faça parte do passado. Acredito
sinceramente nisto. Não queremos ser a geração que o conseguirá fazer?"

04/11/2008

Pessoas que mudam o Mundo # 1 Oprah


A Oprah diz: "Devido ao que a leitura e a aprendizagem fizeram por mim, eu acredito que a educação é a porta para a liberdade, o que muda tudo."

" Existem cerca de 130 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos que não têm a oportunidade de ir à escola. Muitas são raparigas, a maioria mora em áreas rurais, especialmente em África." Craig

Apresentação do tema/projecto

Escolha do tema



A ideia do tema surge com uma proposta apresentada pela Professora, no âmbito do projecto Del8 – apaga com os objectivos do milénio. Decidimos então falar no nosso Projecto sobre as crianças em África, tentando fazer ver às pessoas que no Mundo não há só riqueza, felicidade e alegrias. Estas crianças precisam de nós e por isso vamos tentar fazer a diferença !

Vamos tentar abordar vários temas como saúde, alimentação, educação, segurança ou habitação, entre outros. Vamos também falar sobre voluntariado que pode ser feito em alguns países.

Objectivos

Sensibilizar a comunidade e ficarmos sensibilizadas para uma realidade diferente da nossa;
Modificar atitudes e comportamentos da comunidade;
Desenvolver parcerias com outros elementos da comunidade envolvente;
Conseguir algum tipo de ajuda para as crianças Africanas;
“Apadrinhar” um país, ou comunidade, de África ao longo deste ano